História da Eletricidade e Eletroquímica

A história da eletricidade teve inicio na Antigüidade, desde de a Grécia antiga. De acordo com Tales de Mileto, ao se esfregar âmbar com pele de carneiro, observou-se que pedaços de palha eram atraídos pelo âmbar. A palavra eléktron (ἤλεκτρον) significa âmbar em grego.
Em relação ao seu desenvolvimento no oridente, especula-se que objetos encontrados no Iraque, datados de 250 AC, seriam usados como uma forma de bateria.

Cientistas envolvidos:

Camnago e Pávia

Luigi Galvani e Alessandro Volta

Michael Faraday

Svante Arrhenius

Erich Hückel

John F. Daniell

Michael Faraday

Sir Humphry Davy

Wiliam Nicholson

Principais Descobertas e Experimentos:
Luigi Galvani (1737-1798) descobriu que os músculos e nervos na perna de um sapo sofriam uma contração ou espasmo causado pela corrente elétrica liberada por um gerador eletrostático.

A seguir, foram decompostas soluções de vários sais empregando a energia elétrica proveniente de uma pilha, tais como o isolamento do sódio e do potássio de seus hidróxidos feita por Sir Humphry Davy (1801)

Faraday realizou pesquisas e elaborou teorias que constituíram os fundamentos da eletroquímica e do eletromagnetismo. Os estudos realizados sobre a eletrólise de soluções de sais, ácidos e bases, serviram para obter as leis básicas da eletrólise (1834), relacionando a ação química produzida pela corrente e a quantidade de eletricidade.

Josiah Willard Gibbs demonstrou (1875) que a possibilidade de uma reação química ocorrer poderia ser avaliada pela diferença de potencial em uma célula galvânica. Walther Nernst (1889) estudou sistemas em equilíbrio e relacionou o potencial da célula com a concentração das substâncias químicas utilizadas.

Svante Arrhenius (1887) explicou a condutância elétrica de soluções em termos de migração de íons e equilíbrio entre íons e moléculas.

Em 1923, Peter Debye (prêmio Nobel em Química em 1936) e Erich Hückel explicaram a condutância, o potencial eletroquímico e outras propriedades de soluções iônicas.

Consequências para a atualidade:
Hoje em dia todo mundo usa uma pilha, seja no Mp3, rádio, tv, baterias. As pilhas são formas eficazes de armazenar energia, e são usadas em larga escala no mundo todo. Pilhas são feitas de mercúrio, que é um metal altamente poluente e tóxico, tanto para a nossa saúde quanto para o meio ambiente. Além disso, hoje também já existem pilhas recarregáveis e nucleares.